segunda-feira, abril 30

Cineminha

Um dos produtores dos aclamados Tropa de Elite I e II, Marcos Prado, estréia em maio no cinema com um longa de ficção que retrata a geração 2000, sexo, drogas sintéticas e suas consequências, o tão polêmico e frequentemente comentado Paraísos Artificiais


"Queria retratar quem é esse jovem que absorve as informações na internet e não mais por meio de livros, tem certeza que vai viver 150 anos e muda de profissão a todo momento", explica Marcos em nota à revista TPM. A história gira em torno de uma dj de música eletrônica, vivida por Nathalia Dill, e seu envolvimento em um triângulo amoroso com o personagem de Luca Bianchi - que durante o filme se envolve com tráfico de drogas internacional - e Lara, personagem vivida pela linda da Livia de Bueno, que frequentava raves no Brasil. Com as festas raves como background do filme, o festival de música eletrônica Universo Paralello foi magicamente reproduzido, com 1,5mil figurantes e um cenário fantástico gravado em uma praia deserta de Maceió. 
A proposta do filme, de acordo com o diretor, é levantar discussões sobre o assunto entre as pessoas. "Tentei fazer um equilíbrio entre a apologia e o moralismoNão sei se é o meu background de documentarista que imprime um pouco de realidade. A proposta é levantar um debate, é levantar perguntas", explica Marcos, e completa: "O cinema nacional é muito pudico, careta mesmo. Queria fazer um filme sensorial e, por isso, falei de drogas e sexo". 
O Cinema em Cena também se pronunciou à respeito: "Marcos Prado se esforça ao máximo para não transformar Paraísos Artificiais, sua estreia na ficção após assinar o documentário Estamira, num libelo contra as drogas. A dependência química dos personagens é retratada de uma maneira não moralista, como se fosse um momento em suas vidas que deve ser passado e superado. O cineasta é ousado ao acompanhar as viagens lisérgicas com um ritmo contagiante e pulsante, como um transe coletivo ao som de raves.(...)É a primeira vez que um filme brasileiro não exibe viciados como pessoas sujas, decadentes e sem qualquer controle. Ao contrário, os personagens são jovens, bonitos e até mesmo conscientes do que fazem. As imagens são igualmente belas (a fotografia é de Lula Carvalho, um dos grandes nomes da atualidade) e limpas. (...)" (para ler a matéria completa, clique  aqui ).
Polêmico ou não, estarei lá para conferir. O longa estréia no dia 4 de maio nos cinemas brasileiros. Prepare a pipoca e os ouvidos para a maravilhosa trilha sonora - assim espero - desse filme! Veja o trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário