segunda-feira, outubro 10

Dica: O que vestir numa entrevista de emprego

Começo a semana com uma dica leve e que muitos ainda ficam na dúvida na hora de vestir: Entrevista de emprego. 

Primeiro o básico: Conheça a vaga, o estilo da empresa na qual você está se aplicando. A maioria das regras não são as mesmas para ir num escritório de advocacia ou numa agência de revista de moda. Saiba adaptar o look à ocasião. Mas, existem algumas regras gerais, aquelas bem importantes que precisam ser seguidas sempre! Por exemplo:

- Excesso de cores nunca é bem visto. Procure sempre utilizar tom sobre tom, ou no máximo 2 cores que sejam harmoniosas entre si, para dar elegância ao visu. Se o ambiente da empresa for mais informal, arrisque estampas discretas e pequenas, como pequenos florais ou distorcidos de cores harmoniosas - mas em apenas uma peça da produção, combinando-a com tons neutros e sóbrios;

- Pode usar calça jeans, desde que a lavagem seja clássica e de uma cor bem escura. Fuja dos jeans surrados, cheio de brilhos e customizações. Aposte também em pantalonas e calça de alfaiataria.





- Se optar por saia ou vestido, lembre-se de que o mesmo tem que ser no joelho ou abaixo, nunca acima! Demonstre elegância e sofisticação com as saias lápis na altura do joelho ou vestidos estruturados de cor sóbria. Pequenos detalhes no vestido, como um botão diferenciado, ou algum recorte discreto e elegante, garante glamour ao visu!

- Fuja dos acessórios grandes, chamativos, cheio de detalhes pendurados ou fazendo barulho. O entrevistador quer escutar a sua voz, e não o barulho dos seus brincos ou das pulseiras se chocando!

- Se o ambiente for mais descontraído e pedir um certo ar de descolado na produção, ouse com tops estampados e com recortes ou arrisque um color blocking de tons pastéis, como por exemplo blazer + bolsa ou blusa + sandália. Fica bem moderninho e ainda sim com sofisticação!

- A bolsa geralmente não vai fazer muita diferença para o entrevistador, mas também não pode relaxar e chegar lá com uma maxi bolsa toda estampada de pulseirinhas coloridas da Bahia, né? hahaha. Opte pelos modelos mais discretos de uma cor só, o tamanho não é muito relevante;

- O sapato mais indicado é sempre o que esconde os dedos do pé. Chegar na entrevista com eles à mostra não é legal. Invista em scarpins e sandálias com salto médio e fino. Pode ter uma cor mais divertida, se a roupa for toda em um tom só, para dar o equilíbrio;

- Na hora da make, cuidado! Faça uma produção bem leve, simples, natural. Tons terrosos são os mais indicados para a sombra. NUNCA chegue em uma entrevista com batom vermelho, ou uma sombra azul e roxa, ou até duas manchas de blush bem extravagante. Prefira tons mais rosados para os lábios e um bom rímel levanta qualquer visu.


- Higiene pessoal conta quase que metade dos pontos. Opte por esmaltes mais discretos nas unhas - como o nude ou um rosado - e esteja com o cabelo apresentável. Se achar que não fica bem solto, prenda-o num coque. Mais elegância e classe!

FUJA: Saltos altíssimos, sandálias muito abertas, roupas muito coloridas e chamativas, batom vermelho, moletom, roupas íntimas aparecendo, transparências vulgares, decotes longos, saia curta, shorts e bermudões. 

Para os homens:
Muitas regras se aplicam também no vestuário masculino. Se o perfil da empresa pedir um look mais formal, use blazer ou terno, e prefira os modelos mais clássicos,de uma cor só. Combine-os com camisas em tons mais claros e gravatas mais discretas. NUNCA utilize gravatas com estampas coloridas e divertidas, pois conota uma visão infantil ao look e, consequentemente, à você! Mas, se for um ambiente mais descontraído, mais informal, uma calça jeans de lavagem clássica e escura também é bem-vinda, combinada com uma camisa de botão e um sapato social. A camisa de botão pode ser de risca-de-giz, em tons mais escuros - se quer passar um ar de seriedade - ou mais claros - para looks mais informais, passando descontração e leveza.


- Use mochila realmente se for necessário, como para levar um notebook - em casos específicos, por exemplo: um publicitário, pra mostrar o portfólio.

- Esteja sempre de barba feita e cabelos lavados. Se for grande, prenda-o em um rabo de cavalo! E bastante cuidado com as manchas de suor na camisa, hein? As famosas "pizzas" debaixo do braço, hahaha. Para evitá-las, ponha uma camiseta fina branca por debaixo da camisa de botão. Assim ela absorve o suor e impede a passagem deste pra camisa de fora!




Lembrando sempre que o melhor de uma entrevista é você ficar à vontade e se sentir bem. Nervosismo pode contar ponto negativo na hora de responder às perguntas. Claro que o visual conta muito, pois a primeira impressão é sempre a que fica, mas se sentir à vontade e confiante em si, garante pontos extras e um diferencial na sua entrevista. Então, força na peruca e se joooga nas entrevistas! Boa sorte!

Um comentário: